segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

À PROCURA DE ERIC (Looking for Eric)

À PROCURA DE ERIC  (Looking for Eric)
Drama / 116 min. /Bélgica/Inglaterra/ 2009

Direção: Ken Loach
Roteiro: Paul Laverty
Produção: Rebecca O'Brien
Musica:
George Fenton
Fotografia: Barry Ackroyd
Direção de Arte: Julie Ann Horan
Figurino: Sarah Ryan
Edição: Jonathan Morris
Elenco: Steve Evets (Eric Bishop); Eric Cantona (Eric); Stephanie Bishop (Lily); Gerard Kearns (Ryan); Stefan Gumbs (Jess); Lucy-Jo Hudson (Sam); Cole Williams (Daisy); Dylan Williams (Daisy); Matthew McNulty (Eric - jovem); Laura Ainsworth (Lily - jovem); Max Beesley (Pai de Eric).

SINOPSE: Eric Bishop (Steve Evets) é um carteiro que sente que sua vida está sendo desperdiçada. Ele não consegue enfrentar Lily (Stephanie Bishop), sua esposa, por quem se apaixonara há 30 anos. Apesar de seus esforços para reagir, nada dá certo. O único jeito de relaxar é fumando um baseado, o que faz com que tenha ilusões com o ex-jogador de futebol Eric Cantona. Eric recebe conselhos de seu novo amigo, que lhe ajuda a superar o momento difícil que atravessa.

COMENTARIO: Ken Loach é o cineasta que trás filmes interessantes com fundo político e social, como Pão e Rosas e Ventos da liberdade. Loach inicia o drama a princípio pessoal para comentar sobre a importância da união da sociedade no mundo em que vivemos utilizando a família de Eric como artifício para falar da falta de perspectiva da classe média britânica
A primeira parte do filme é monótona, e mostra a crise familiar do carteiro e como grande parte dos ingleses, tem seu refúgio no futebol.
Apesar do tom cômico, o filme mantém um discurso social. Tudo vai muito bem. Até chegar o terço final, quando Loach resolve montar um desfecho diferente ao roteiro.
Assim como Eric, o jogador precisava de seus companheiros em campo para levar o time ao sucesso, o carteiro precisa do máximo de pessoas ao seu redor para poder ter paz de espírito, a ex-esposa novamente próxima, os três filhos distantes ao seu redor e, não menos importante, os amigos para lhe ajudar quando precisa. Em conjunto com os carteiros e um grupo de Hooligans, consegue combater os vilões, é claro, combatidos novamente a paz e harmonia com a família.
Na existe grande atuação do elenco, e vindo de Ken Loach se esperava muito mais. Ainda assim, é um filme com cenas engraçadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário