sábado, 22 de janeiro de 2011

ADORAÇÃO (Adoration)

ADORAÇÃO (Adoration)
Drama / 100 min. / Canadá / 2008

Direção, Roteiro e Produção: Atom Egoyan
Musica: Mychael Danna

Fotografia: Paul Sarossy.
Desenho de Produção: Phillip Barker
Figurino: Debra Hanson
Edição: Susan Shipton
Elenco: Scott Speedman (Tom); Rachel Blanchard (Rachel); Kenneth Welsh (Morris); Devon Bostick (Simon); Arsinée Khanjian (Sabine); Aaron Poole (Daniel); Katie Boland (Hannah); Noam Jenkins (Sami).

SINOPSE: Sabine, professora ginasial de francês, pede à classe para traduzir um artigo de jornal sobre um terrorista que plantou uma bomba na mala de sua namorada grávida. A tarefa tem efeito profundo em Simon, adolescente solitário que mora com o tio desde que seu pai matou a si e à esposa num acidente de carro. O jovem projeta sua história familiar na notícia e, forjando uma identidade falsa, coloca o texto na internet como forma de expiar seu doloroso passado. Além de receber calorosas reações, ele descobre um grande segredo.

COMENTARIO: Este filme se caracteriza pelo ótimo roteiro e a estratégia é tomar por base uma trama familiar bastante incomum e trazer um olhar sobre o terrorismo.
O enredo gira em torno de Simon, jovem órfão criado pelo tio intolerante política e religiosamente, quando supostamente descobre que seu pai, falecido junto com sua mãe em um acidente de carro não esclarecido, era um terrorista. Alguém capaz de colocar a vida do próprio filho e da esposa em risco em benefício de um atentado em um avião.
Inicialmente, há um forte clima de suspense, e o filme se direciona para um debate bastante acalorado sobre terrorismo, fanatismo religioso e intolerância. Abordar um assunto de tamanha complexidade não é tarefa fácil. Fazer um filme. que queira discutir desde a natureza humana até todos os conflitos político-religiosos do Oriente Médio, so é para um cineasta do gabarito como Atom Egoyan.
Pelo fato de Atom Egoyan ser um egípcio radicado no Canadá, tem uma ampla capacidade de fornecer um olhar legítimo entre religião, cultura e intolerância.
O trabalho dos atores e perfeito porem sem grandes destaques. Boa fotografia e trabalho de edição. A musica e mixagem de som é um pouco irritante.
Enfim um bom filme com excelente roteiro.
Nota 7,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário